SALA DE RECURSOS - COL. EST. PRESIDENTE COSTA E SILVA

domingo, 25 de outubro de 2009

Histórico

A Sala de Recursos é um projeto do Departamento de Educação Especial que atende legalmente a uma proposta do Governo Federal.
As Salas de Recursos foram implantadas no Estado do Paraná em 2005 e no Colégio Costa e Silva foi aberta demanda em 2006.
Salas de Recursos podem atender à especificidades de demanda por áreas. No "Costa" o Projeto atua com a Deficiência Intelectual e Transtornos Funcionais Específicos sob a Instrução de funcionamento 013/08. É importante que a comunidade conheça a lei que regulamenta o funcionamento deste serviço a fim de contribuir para o seu pleno exercício bem como, de fiscalizar o trabalho desenvolvido.
Em 2006 recebemos alunos com necessidades especiais egressos do Ensino Fundamental I. A Sala de Recursos funcionava no turno da manhã, atendendo a demanda dos alunos da tarde. No primeiro ano atendemos, ainda timidamente, cerca de 14 alunos entre avaliações e atendimentos semanais, bem como, acompanhamento do desempenho na classe regular. Hoje alguns dos alunos atendidos em 2006 estão cursando o último ano do Ensino Fundamental II (8ª Série) e estamos ansiosos pela formatura!!
A instrução 013/08 foi considerada pelos profissionais da escola como um grande avanço, pois, com ela veio a oportunidade de trabalho de complementação pedagógica que conferiu horário em cronograma para apoio aos professores e acompanhamento dos alunos em sala regular, o que vem ajudando muito na qualidade da avaliação no contexto escolar e também no trabalho dos professores das disciplinas. Além disso, também foi ampliado o alunado com o atendimento dos alunos que apresentam Transtorno e Déficit de Atenção (TDA-H). Nos anos anteriores percebíamos que os alunos com TDA-H quando ingressavam na 5ª Série - concomitante ao processo de desenvolvimento da Puberdade - tinham agravados seus "sintomas" e acabavam tendo baixo rendimento escolar. Só o medicamento não era o suficiente para que os mesmos tivessem sucesso escolar.
Em 2009 atendemos uma média de 50 alunos da manhã e da tarde, entre avaliações no contexto, atendimento no contraturno e monitoramento em conselhos de classe. Atualmente os alunos que podem participar do projeto são os que cursam a classe regular de manhã, são uma média de 15 alunos mais aqueles que estão em processo de avaliação.
Também temos alunos à tarde com Necessidade de frequentar o atendimento (apros. 12 alunos) e a equipe escolar tem se esmerado na busca pela abertura de mais vinte horas pela manhã. Estamos aguardando o andamento do processo.
Neste ano de 2009 também foi implantado no Colégio também a Sala de Recursos na àrea dos Transtornos Globais do Desenvolvimento que atende alunos de vários Colégios, pois, é primeiro atendimento implantado através no NRE
de Cascavel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário